Ken Shamrock

O mais duro atleta a pisar um ringue da WWE?

Saudações! Começo por uma vez mais pedir desculpa por estar a postar num dia que não me está destinado. Se causei algum contratempo ou alguma consternação, peço desculpa!

Hoje é dia…de misturar a vida real com o mundo fantasista da WWE. Sem nenhum desprimor a qualquer atleta que algum dia tenha pisado o ringue da WWE considero Ken Shamrock como o mais duro de sempre. O mais duro no sentido de ser capaz de dar cabo de qualquer outro gajo…fora do ringue. Sim…estou a falar de lutar, andar à pancada, partir para a violência…Ken Shamrock era “promovido” como o Homem Mais Perigoso do Mundo. Certamente que não o será…mas não fica muito longe!

Ken Shamrock nunca foi campeão mundial na WWE. Mas se fizerem um inquérito sobre qual é o atleta mais temido a todos os atletas contemporâneos dele na WWE e na TNA, 95% (pelo menos!) deles aponta Ken Shamrock (quase de certeza). O seu palmarés e o passado de MMA (Mixed Martial Arts) e UFC (Ultimate Fighting Championship) de Shamrock falam por si só! Vince aproveitou apenas 80% do seu potencial mas nunca lhe proporcionou uma “feud” que o levasse ao título mundial!

É certo que vários atletas pisaram o ringue da WWE (alguns contratados e outros em aparições especiais) e que têm fama de serem grandes “brigões”. Desses posso destacar “Iron” Mike Tyson, Chuck Norris, os Harris Brothers, Dave Batista, Kevin Nash ou até mesmo o conflituoso e mau-caracter defesa dos Detroit Lions, Bill Fralic! A todos eles lhe reconheço grandes qualidades como “brigões”, mas como Shamrock… Ken foi “main-eventer” na Pancrase, UFC, WWE ou NWA, foi Professional da MMA, foi um “Superstar”, ganhou milhares de dólares em prémios e venceu títulos em todo lado por onde passou!

Ficou também conhecido no mundo da MMA por ter criado a primeira equipa / facção, denominada “The Lion´s Den”. Esta equipa evoluiu e actualmente é uma academia para treino de diversas artes marciais!

Ficha Técnica

Nome: Ken Shamrock
Nome Real: Kenneth Wayne Kilpatrick (dp Shamrock)
Data de Nascimento: 14 de Fevereiro de 1964, na base militar de Warner Robbins, Macon (Geórgia);
Residência: Sacramento (Califórnia)
Altura: 1,81cm Peso: 108kg
Treino: Lion´s Den
Golpe Característico: Ankle Lock
Federações por onde passou: UPW, SAPW, PANCRASE, UFC, WWE, TNA, PRIDE
Site Oficial: http://www.kenshamrock.com/

Palmarés:

South Atlantic Pro Wrestling Heavyweight title batendo Chris Chavis (Tatanka)
WWF Intercontinental Title vencendo um torneio.
WWF Tag Team titles c/Big Bossman vencendo os New Age Outlaws..
NWA World Heavyweight Title vencendo um “Gauntlet for the Gold”

No início…

O pai de Ken Kilpatrick abandonou a família quando Ken tinha 6 anos. Ken e os seus irmãos aprenderam a lutar muito cedo. O padrasto tentou controlá-los mas isso não resultou. Ken era uma criança problemática e por isso aos 10 anos fugiu de casa, vivendo durante uns tempos num carro abandonado com outras crianças de rua. Com apenas 10 anos foi esfaqueado por um vagabundo. Regressou a casa mas sempre foi uma pessoa mal tratada pelo padrasto.
Continuou a ser uma criança problemática e por isso com 14 anos foi enviado pela mãe e pelo padrasto para o Shamrock Ranch for Boys, que era liderado por Bob Shamrock, e era uma espécie de casa de correcção. Ken criou uma relação muito próxima com Bob, que depressa se tornou na figura paternal que sempre tinha faltado na vida de Ken. Bob encorajou Ken a regressar à escola e inscreveu-o na Lassen High School.

Ken era um lutador natural e tinha muito talento para o Futebol-Americano. Por esse motivo, fez parte da equipa de futebol da escola e tornou-se no capitão da equipa escolar de luta greco-romana. Ken esteve imbatível durante 2 anos (aproximadamente). Num determinado combate, Ken pegou num adversário e quando se preparava para fazer uma projecção ao solo, o colchão escorregou por debaixo dos seus pés. Ken caiu mal e o seu adversário caiu sobre o seu pescoço, fracturando-lhe 2 vértebras. Ken foi operado e foi-lhe implantado uma placa metálica de forma a não deformar a espinha. O diagnóstico não podia ser mais negro. Com apenas 16 anos, Ken ficaria (segundo os médicos) impossibilitado de praticar qualquer desporto durante 1 ano, sendo que nunca mais se poderia envolver num desporto de contacto, como a luta. Pois sim…

2 meses depois de ser operado, Ken já fazia musculação, jogava basquetebol e chegou ao ponto de vencer um lutador 45 kgs mais pesado do que ele. Ken era um raro exemplo de reacção à dor. Para além disso tinha uma compleição óssea invulgar e uma capacidade de sarar lesões extremamente rápida. Em 1982, Ken fez 18 anos e Bob Shamrock adoptou-o legalmente. Apartir desse momento, Ken tinha finalmente um pai (legal) na sua vida. Ken mudou o apelido para Shamrock (traduzindo à letra significa Trevo) e apartir daí, o apelido Kilpatrick deixou o BI da futura vedeta da MMA!

As primeiras competições

Muito antes da MMA / UFC ou da WWE, Shamrock iniciou a sua carreira de lutador em competições do “Tough Man”, que envolvia competidores de diversas artes marciais do género de Street Fighting. Ao longo da sua carreira, Ken venceu esse torneio nas 3 únicas ocasiões em que participou 1984, 1986 e 1988. Todos esses torneios foram vencidos por KO. Em seguida começou a participar em combates de lutas sem luvas (“Bare-knuckle Fights”). Foi nessa altura que resolveu investir a sério na sua carreira profissional.

UWF, Pancrase e UFC

Começou a actuar na UWF. Para isso recebeu treino de Buzz Sawyer e de Nelson Royal, na Califórnia. No final desse ano mudou-se de armas e bagagens para o “shoot-wrestling” da UWF (Japão). Foi o seu amigo de longa data, Dean Malenko, que o recomendou aos responsáveis da UWF. Ao mesmo tempo estreou-se na South Atlantic ProWrestling (nos EUA), sob o nome de Wayne Shamrock, mais tarde também conhecido como “Mr.Wrestling” Vince Torelli. Shamrock tinha contratos paralelos. Um no Japão (a lutar Shoot-Wrestling na UWF) e outro nos EUA (lutando Wrestling tradicional na SAPW). Nessa altura que aconteceu um dos maiores mitos urbanos do wrestling, ou seja, uma daquelas histórias que nunca ninguém conseguiu confirmar (ver final deste artigo!). Em 1991, Shamrock (com o Gimmick de Torelli) venceu Chris Chavis (tb conhecido como Tatanka) na final dum torneio pela posse do título da SAWP. Foi o seu primeiro título no Wrestling.

Esta situação de contratos paralelos durou durante 3 anos, com Shamrock a desdobrar-se em viagens entre os EUA e o Japão. A situação no Japão não estava famosa… a UWF (Universal estava com problemas financeiros. Por esse motivo, Masakatsu Funaki e Minoru Suzuki (2 das maiores vedetas da UWF) resolveram sair e fundar a Pancrase. Shamrock foi convidado para se juntar à nova federação e aceitou dado que também não estava contente com a UWF.

Shamrock terminou o contrato com a SAPW e ficou ligado unicamente à Pancrase. Em 1993 aconteceu o primeiro evento da UFC (Ultimate Fighting Championship). Ken chegou à meia-final onde foi derrotado por Royce Gracie. Apesar da derrota, Ken estava definitivamente lançado. A sua fama como shoot-wrestler espalhou-se.

Em 1994 venceu o 1º torneio King of Pancrase, batendo Manabu Yamada, por decisão unânime dos Juízes. Nos anos seguintes coleccionou títulos e vitórias em torneios. Em 1995, no show UFC VI realizou-se um combate final para coroar o primeiro Superfight Champion. Shamrock venceu Dan “The Beast” Severn, sagrando-se assim campeão. Entretanto, o assédio de diferentes federações começou e a UFC começou a ficar com pouca margem e manobra. Começava a escassear dinheiro e a UFC mal conseguia pagar a Ken o que lhe prometia. A saída era inevitável.

WWE

Estando em alta, Shamrock despertou os olhares de Vince McMahon. Em 1997 a WWE e Shamrock iniciaram negociações para um contrato que foi assinado no dia 24 de Fevereiro. Nesse mesmo dia, Ken fez a sua primeira aparição na WWE, ficando sentado na 1ª fila do Monday Night Raw. Shamrock ficaria com o gimmick de “The World´s Dangerous Man”. A sua estreia ocorreu na Wrestlemania 13, servindo de árbitro especial para o combate “I quit” entre Bret Hart e Stone Cold. O seu primeiro combate foi contra Vernon White (um “jobber”) e desde logo impressionou o público.

A sua primeira grande aparição na WWE surgiu no show “In your House XV”, quando defrontou o gigante Vader. Nesse combate, Shamrock partiu o nariz de Vader em 4 (!) sítios e deu tantos pontapés nas pernas de Vader, que este não conseguiu andar direito durante 5 dias. Isto é verídico e não se tratou de nenhuma Storyline. Ninguém na WWE acusou Shamrock de excessiva dureza mas Vader nunca mais foi o mesmo!

A quantidade de manobras de submissão, o ritmo elevado e o seu carisma conquistaram audiências. Shamrock viu-se envolvido em grandes feuds enquanto esteve na WWE. Exemplos disso foram: a feud entre a D-Generation X e Stone Cold, a feud que envolveu Stone Cold e a Hart Foundation e ainda uma feud com a facção racista Nation of Domination. Em 1998 viu-se envolvido na disputa pelo título Intercontinental, com o Rock. No Royal Rumble foi desclassificado devido à utilização duma soqueira de aço, que por acaso tinha sido o Rock a levar para o ringue. Shamrock passou-se e atacou o árbitro. Na Wrestlemania 14, Shamrock chegou mesmo a vencer o Rock com um Ankle Lock. Depois do Rock desistir, Shamrock não o largou durante minutos. Por esse motivo o árbitro reverteu a decisão. No King of The Ring, Ken bateu Jeff Jarret e o Rock para se sagrar vencedor do prémio de Rei do Ringue. Isso despontou uma feud entre ele e Víscera (na altura conhecido como Mabel). Nas semanas seguintes, Shamrock venceu Owen Hart, Mabel e outros mid-carders.

Shamrock haveria de vencer o seu primeiro título na WWE, quando bateu X-Pac, Val Venis e Steve Blackman, num torneio pela posse do título Intercontinental. Em Novembro aceitou o convite para se juntar à facção encabeçada por Vince McMahon, a Corporation. No mês seguinte a dupla Shamrock / Big Bossman, ao serviço da corporation, venceu o título mundial de Tag-Team.

No início de 99, Shamrock abandona a Corporation, juntando-se a Test, Mankind e Big Show, para formar a “The Union” que pretendia combater a Corporation. Passados uns meses os ângulos de facções começaram a ser postos de parte pela WWE. Com alguns meses de contrato ainda por cumprir, Shamrock foi posto numa feud com Steve Blackman (outro especialista em artes marciais). A partir daqui a WWE deixou de ter ideias sobre o que fazer com Shamrock, que já andava com ideias de regressar ao MMA, de onde constantemente lhe acenavam propostas. Por esse motivo não foi de estranhar a rescisão contratual entre WWE e Shamrock no final de 99. Shamrock disse na altura que estava farto de tantas viagens e de andar constantemente dum lado para o outro. Os fãs (eu incluído) nunca compreenderam muito bem a ideia de Vince McMahon, que assim deixou escapar um “champion material”, duma maneira pouco edificante. Pareceu que o potencial de Shamrock nunca foi aproveitado a 100%.

Pós-WWE

Nos meses seguintes ao abandono da WWE, Shamrock competiu em algumas competições de MMA, ou de estilos similares. Competiu na Pride (Japão), em alguns eventos UFC´s e chegou a aparecer na Ring of Honor.

TNA – regresso ao Wrestling

Em Maio de 2002, Shamrock regressava ao Wrestling, através da TNA. O contrato era válido por um ano. Shamrock achou que devia dar uma 2ª oportunidade ao pró-wrestling. No dia 19 de Junho, Shamrock venceu um combate “Gaunlet for the Gold”, para capturar o título mundial da TNA. Era um começo auspicioso.

Durante o seu trajecto na TNA, Shamrock envolveu-se em algumas feuds interessantes, como por exemplo, contra Malice, Jeff Jarret ou Sabú. Apesar de ter sido campeão, Shamrock não considerou a sua primeira passagem na TNA como 100% gratificante e por isso decidiu não renovar o seu contrato (apesar do interesse de Jerry Jarret). O regresso à MMA estava prestes a acontecer.

MMA – Actualidade

Desde 2002, Shamrock nunca deixou de estar ligado à MMA. Participou em eventos Pride, UFC, UPW entre outros. Apesar disso (e sem nunca se ter desligado da MMA), Shamrock lançou (em conjunto com o seu amigo Steve Blackman) uma linha de roupa desportiva relacionada com desportos de luta.

Um episódio estranho aconteceu em 2003 quando Sylvester Terkay (agora na Smackdown) o desafiou para um combate para festejar os 5 anos da UPW. Shamrock aceitou e os dois defrontaram-se em Fevereiro de 2004. Antes do combate e enquanto se dirigia para o ringue, Shamrock (e a sua crew) envolveu-se num acesa disputa verbal com Tank Abbott, ex-vedeta da MMA e da WCW, com quem mantém umas divergências há anos! Tank, que estava sentado na 1ª fila, estava embriagado, desafiou e insultou Ken, que respondeu da mesma maneira. Trocaram-se insultos, empurrões e os seguranças tiveram de por Abbott na rua! No combate propriamente dito, Ken e Terkay empataram.

No mesmo ano regressou durante um mês à TNA, para fazer parte duma feud que opôs Jeff Jarret a Ron Killings. O clímax desta segunda passagem pela TNA aconteceu no dia 14 de Julho, quando fez parte dum combate 5 contra 5, entre uma equipa liderada por Jarret e outra por Killings. Shamrock fez parte da equipa de Jarret, e acabou por perder o combate!

Foi também apartir desse ano que Shamrock foi convidado para dar treino de artes marciais, combate “corpo-a-corpo” e defesa pessoal, aos Marines Americanos. Ken ficou orgulhoso pela escolha e desde aí tem treinado 6 a 7 vezes por ano os Marines dos USA. O objectivo é ensinar os Marines a eliminarem alguém em 3 a 5 segundos.

Ultimamente, Shamrock viu-se envolvido com Tito Ortiz que se tornou no seu maior rival. Ortiz (site oficial http://www.titoortiz.com/) foi considerado o sucessor natural de Shamrock mas ambos andaram de “candeias às avessas” e resolveram tudo no ringue. Ortiz foi mais forte e apesar do estrago que Shamrock lhe causou (ver foto) venceu pondo fim (para já) a estes desentendimentos. Ortiz é de facto um digno sucessor a Shamrock que para já abandonou os ringues. Por esse motivo passou o testemunho a Ortiz e foi nomeado para o UFC Hall of Fame! Mas nunca sabemos como e quando é que este multifacetado guerreiro poderá regressar.

Ken Shamrock – o Hall of Famer

Tito Ortiz – o “sucessor natural”

Rivalidade Histórica

Mito Urbano

Em 1990, Shamrock viu-se envolvido num dos maiores mitos do mundo do pró-wrestling. Na altura, Shamrock estava ao serviço da South Atlantic Pró-Wrestling. O que aconteceu foi o seguinte: Shamrock estava com um casal amigo num bar à noite, na Carolina do Norte. Apareceram os Nasty Boys (Jerry Saggs e Brian Knobbs). Como estavam bêbedos começaram a meter-se com a mulher do amigo de Shamrock, chegando ao ponte de a apalpar à frente de toda a gente. Shamrock pediu calma e os Nasty Boys pararam…durante 5 minutos. Pouco depois estavam lá outra vez e desta feita, Ken confrontou-os. Os Nasty Boys acabaram por ser postos na rua pelos seguranças do bar, quando Shamrock se preparava para os atacar. Como estava alojado no mesmo hotel que a dupla, Shamrock bateu à porta deles procurando explicações. Saggs abriu a porta e pediu calma a Shamrock. Knobbs estava aparentemente adormecido numa das camas. Saggs pediu desculpa a Ken e disse-lhe que tinham bebido demais e por isso é que se tinham metido com a sua amiga. Antes que Shamrock pudesse dizer algo, Knobbs atacou-o por trás. Ambos começaram a dar pontapés em Shamrock que ficou KO. Shamrock só se lembra de ter acordado no corredor do hotel na manhã seguinte …Os Nasty Boys já tinham feito o checkout…apesar de ainda terem 2 dias pagos no hotel resolveram fazer o checkout e partir. Porque será?

Knobbs e Saggs – os Nasty Boys

Durante anos, Brian Knobbs vangloriou-se de ter posto KO Shamrock, o homem mais temido do Mundo, num confronto 1 contra 1. Mas como sabemos a mentira tem perna curta. Saggs apenas confirmava a versão de Knobbs. Shamrock não se considera uma pessoa rancorosa e por isso não se tentou vingar de imediato. Ken sabia que mais ano menos ano acabaria por se cruzar com os mal comportados. Isso aconteceu em 1997. Já ao serviço da WWE e quando se preparava para embarcar num avião com toda a comitiva da WWE, Shamrock ouviu alguém dizer que tinha visto os Nasty Boys no aeroporto. Como ainda faltavam 30 minutos para o embarque….resolveu ir dar uma volta pelo aeroporto!

Junto com ele foi Bad Ass Billy Gun, que não queria perder isto por nada. Quando avistou os Nasty´s, Shamrock apressou o passo. Knobbs avistou-o e fugiu. Saggs não teve tempo. Shamrock chegou-se ao pé de Saggs que simplesmente perguntou: “Então? Tudo bem? Que se passa?”. Ken respondeu “Que se passa?! Nada meu…só te vou matar mais nada!” Entretanto já tinha agarrado Saggs pelo pescoço que só lhe pedia para ter calma. Billy Gunn interferiu, agarrando Shamrock, dizendo-lhe que havia câmeras em todo lado. Shamrock retorquiu: “Na boa…eu quero mesmo é apanhar o loiro gordo” (referindo-se a Knobbs)! Ambos deram mais uma volta ao aeroporto e para admiração geral apanharam Knobbs a falar com alguns atletas da WWE. Pelos vistos Knobbs andava a perguntar a toda a gente: “O que se passa com aquele Shamrock? O gajo é doido!” Shamrock apanhou Knobbs pela goela e simulou dar-lhe um soco. Isto à frente de policias, seguranças do aeroporto, restantes passageiros e (mais importante que tudo) de toda a comitiva da WWE, incluindo a família McMahon e outros dirigentes da WWE. Pelo que se conta, Knobbs gritava: “Se me bateres é um crime federal. Vais preso. Tu não queres isso. Pois não Ken?” Shamrock não o largava mas acabou por lhe dar algum espaço. Knobbs virou costas e apoiou os braços na parede, ficando de costas para Ken, com a cabeça escondida entre os braços. Ridículo… extremamente ridículo! Ken acabou por largar Knobbs e dizer: “Meu gordo de mer…és uma vergonha. Andaste a gabar-te durante anos duma coisa que nunca fizeste e agora que tas aqui ao pé de mim pareces uma menina a chorar! Desaparece da minha vista” Foi o último capitulo deste mito urbano. Até nisto, Shamrock saiu por cima!

Youtube

Neste 1º vídeo, grandes nomes da WWE como Bret Hart, The Rock ou Shawn Michaels, “desistem por submissão” à técnica do grande Shamrock!

Neste 2º vídeo, vemos alguns dos grandes momentos da carreira de Shamrock, nomeadamente na disciplina MMA da UFC.

Leave a comment