Welcome to Cheetah’s: Políticas, discos pedidos e a treta do costume


“In our age there is no such thing as keeping out of politics. All issues are political issues, and politics itself is a mass of lies, evasions, folly, hatred and schizophrenia.”

George Orwell

Bem-vindos ao Cheetah‘s. A maior sede de conversas de Wrestling, mulheres bonitas e campanhas eleitorais abre novamente as portas a todos os visitantes do BGW. Antes de mais nada, ainda que o Cheetah‘s não seja um espaço de discos pedidos, vou ceder às pressões a que sou sujeito cada vez que visito o chat do blog a fim de ver algum show em directo. Desse modo, a banda sonora de hoje fica ao encargo da malta que fica acordada até altas horas da matina a acompanhar os pay per views da modalidade que todos apreciamos. Ainda que por aqui não tenhamos o “jogo da mala”, considerem que este é o meu momento António Sala da semana. Loucura pessoal, loucura!

Esta semana ficou marcada pelo extraordinário e emocionante evento que todos acompanhámos em directo no domingo. Falo obviamente das eleições para o Parlamento Europeu. No mesmo dia aconteceu também um espectáculo de Wrestling a que se convencionou chamar Extreme Rules. Houve alguma indecisão em chamar-lhe isso ou Bacalhau com batatas a murro mas chegou-se à conclusão que este nome era mais pomposo.

Ao assistir aos dois eventos, não pude de deixar de notar nas curiosas semelhanças entre a posição de alguns partidos políticos e algumas das estrelas da companhia. E achei que seria um exercício curioso partilhar com os frequentadores do Cheetah‘s algumas das analogias que me ocorreram.

Começando por um dos grande vencedores de domingo, o Bloco, e um dos grandes derrotados, Edge. Em primeiro lugar a semelhança que salta à vista é que é moda apoiar ambos. Não há fã verdadeiramente conhecedor e cool de Wrestling que não apoie Edge assim como não há jovem, que se diga intelectual e culto que não siga o partido de Louçã. Mas a semelhança não termina aqui. Quanto a mim, tal como o Bloco deveria deixar de tentar ser o menino rebelde do panorama político nacional, também Edge chegou a um ponto em que uma viragem para “bom da fita” seria mais do que adequada. Ser mauzão durante muito tempo tem destas coisas: não resta a Edge dentro da companhia muitos mais lutadores com quem possa ter rivalidades sem que nos estejam a oferecer mais do mesmo. E o argumento que que Edge será o melhor heel dentro da companhia, muito honestamente, não colhe. Edge é acima de tudo, um excelente actor e adapta-se com facilidade a qualquer papel que tenha que interpretar. E para além de tudo isto, visto de costas e olhando para a cabeleira, digam lá que as semelhanças entre Edge e Joana Amaral Dias não são notórias?

O caso que se segue é o de Chris Jericho e do histórico PC. Tal como no caso anterior também Jericho foi um vencedores da noite enquanto que o PC sofreu uma pesada derrota nas urnas. Contudo notam-se muitas semelhanças entre ambos. Dizia um comentador político no domingo que todos os partidos “ganharam estas eleições”. O PC também, mais que não seja porque o PC “ganha sempre”. Ora tal descrição assenta que nem uma luva à personagem de Chris Jericho. Ainda que este último PPV tenha sido excepção, quantas vezes não vimos já Jericho andar a pregar, de microfone em riste, semanas a fio para se chegar ao PPV e depois sofrer a derrota da ordem? E logo na semana seguinte, finda que estava aquela rivalidade, lá estava ele de novo no ringue, a usar a palavra “hipócrita” até ao vómito e a desfazer-se em auto-elogios como se a derrota anterior nunca tivesse acontecido. Já para não falar do verdadeiro 25 de Abril de Jericho que foi o título undisputed que conquistou há anos e a que é obrigado a fazer referências vezes e vezes sem conta. Jericho é de facto um excelente heel, mas tal como no caso de Jerónimo de Sousa, também o seu discurso monocórdico precisa de um refresh. Daria uma nova alma quer ao partido quer à personagem de um dos melhores lutadores da actualidade.

Vamos agora para o outro extremo da política nacional. Jeff Hardy teve no passado fim-de-semana o tão esperado rebuçado para que considere a renovação de contracto com a WWE. Poucas horas antes os dirigentes do CDS-PP falavam eufóricos à comunicação social pela forma estrondosa como bateram as sondagens das semanas anteriores ainda que tenham sido apenas a quinta força política mais votada. Ora quer num caso, quer no outro parece-me que estantos perante duas entidades que se “contentam com pouco”. Se este reinado de três minutos era tudo o que Jeff precisava para que aceitasse finalmente a renovação de contracto proposta pela WWE, então os rumores que a vida Jeff sempre foi pautada por alguma falta de ambição começam a fazer algum sentido. Neste momento não sabemos até que ponto o título será ou não recuperado esta semana, mas podemos desde já concluir uma de duas coisas: ou Jeff possui uma mentalidade semelhante à de um miúdo de quatro anos que pede um brinquedo novo só para o mostrar aos amigos e depois o arruma no fundo de uma gaveta, ou Vince uma vez mais demonstra uma falta de respeito profunda por, quer se queira quer não, aquele que é uma das maiores estrelas daquela companhia e que é responsável por uma grande fatia das suas receitas.

Segue-se aquele aquele que actualmente será, com toda a certeza, o melhor amigo de Hardcore Holly (vocês sabem do que eu estou a falar). Randy Orton, inspirado no espírito socialista, não só sofreu uma derrota relativamente natural no domingo, como na ultima Raw ainda sofreu aquilo que em linguagem técnica se denomina de “grande sova”. Mas a memória dos fãs em relação a Orton é muito semelhante aquela que os portugueses têm pelo partido actualmente no poder: curta. Ou seja, ainda que durante os reinados consecutivos deste lutador serem por vezes apelidados de aborrecidos, basta alguns meses de ausência de poleiro para que vozes se levantem contra a injustiça que é um executante desta qualidade não poder pavonear-se com um cinto ao ombro. Desta vez nem tempo para isso houve já que nem 24 horas volvidas, já o dito cinto se encontrava aconchegado sobre tão sensível estrutura anatómica.


Lap dance da semana
Se bem estão recordados, há duas semanas este espaço foi dedicado ao regresso de Mr. Kennedy. Na semana que passou, este mesmo espaço serviu para elogiar o regresso muito “fresco” de Umaga. Ora quer-me parecer que há um padrão entre o “Lap dance da semana” e a política de despedimentos do tio Vince. Por esta razão decidi esta semana fazer uma pequena shortlist daqueles que eu acho que merecem receber este conceituado galardão. À atenção do chairman of the board esta semana tomo a liberdade de destacar: Ezequiel Jackson, Great Khali, Haas (quem magoa a Garcia nunca terá o meu perdão), Funaki e Ricky Ortiz. Agora fico à espera que as boas notícias comecem a rolar durante esta semana. E já agora, como tenho a certeza que este ser despedido é tão certo como Queirós levar Portugal ao Mundial, aproveito para destacar, o sempre de louvar regresso do melhor de todos os tempos.


Barrados à entrada
Esta semana não vou destacar individualidades. Apesar estarmos num Estado de Direito, o bom senso e a educação são valores pelos quais todos se devem pautar. Isto para fazer dois reparos: o primeiro à recente moda de troca de mimos entre leitores, cronistas e administradores de blogs nacionais que em nada abonam para o bom nome desta comunidade. O segundo reparo para aqueles que fazem do seu passatempo criticar tudo aquilo relacionado com aquela que é a companhia que tornou o Wrestling no espectáculo mundial que é hoje. Que poderia ser melhor, todos sabemos. Que já teve melhores dias, ninguém nega. Mas é o que temos. E aproveito para citar um apresentador da BenficaTv que aquando confrontado com as críticas ao seu programa responde da seguinte forma: “se não gosta, porque não muda para a SportingTv?”


Boa semana a todos e até quarta.

Até lá, boas table dances e grandes combates de Wrestling.

PapaShango

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: